Nas trilhas do letramento: onde gramática e leitura se encontram
Resumo:
Este artigo tem o objetivo de apresentar algumas reflexões sobre os caminhos country processos de alfabetização e letramento, considerando a proposta dos PCNs e o ensino de gramática na perspectiva de formar leitores e escritores aptos a compreenderem os significados sociais e polÃticos que subjazem a essas práticas, e como a escola pode mediar esse processo.
Palavras-chave: letramento, alfabetização, ensino de gramática.
IN THE TRAILS OF LITERACY: WHERE GRAMMAR ANDREADING MEET
Abstract
This article aims to present approximately reflections on the paths of initial education instruction and literacy processes, considering the proposal of PCNs and teaching method of grammar in the context of forming readers and writers able to understand the social and policy-making meanings that lie behind these practices, and as the school can negotiate this process.
Keywords: initial reading instruction, literacy, teaching of grammar
Alguns Caminhos
Compreender, na perspectiva discursiva, não é, pois, atribuir um sentido, mas conhecer os mecanismos pelos quais se põe em jogo um determinado processo de significação.
Nossa abordagem, neste texto, está especialmente voltada para as questões que envolvem as práticas sociais da leitura e a compreensão dos significados sociais e polÃticos que subjazem a essas práticas, e como a escola pode mediá-la. Dois aspectos tornam-se cruciais nessa reflexão: o cruzamento das diversas concepções de letramento e as práticas escolares de leitura que emergem dessas diferentes concepções, considerando as expressões alfabetização e letramento como posições diferentes na abordagem teórico-metodológica e não apenas como palavras ora tidas como sinônimas, ora como antônimas.
Não nos restringiremos, portanto, ao embate semântico, mas à relação existente entre o processo de letramento e o ensino de lÃngua na escola.
Várias têm sido as converseões a respeito do processo de letramento, seja na prática escolar,
If you want to get a full essay, wisit our page: write my paper
No comments:
Post a Comment